AS ARTES CÊNICAS COMO PRÁTICA SOCIAL EM CONTEXTOS DE BAIRROS DISTANTES DO CENTRO DO MUNÍCIPIO DE CAMETÁ/PA

12/09/2011 16:16

 

 

Serviço Público federal

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Tocantins – Cametá

Programa Conexões de Saberes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fabiany Marcela Sousa Dos Santos

 

 

 

 

 

AS ARTES CÊNICAS COMO PRÁTICA SOCIAL EM CONTEXTOS DE BAIRROS DISTANTES DO CENTRO DO MUNÍCIPIO DE CAMETÁ/PA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cametá-PA

2011

 

JUSTIFICATIVA

 

            Diante da riqueza da dimensão artística e cultural que a cidade de Cametá apresenta em seu contexto histórico-social e a presença de apresentações e representações praticadas por jovens moradores de bairros distantes do centro[1] da cidade, no qual aparecem por meio de múltiplas situações que estão na ótica das relações sociais, vislumbrando objetivos de desenvolvimento de uma cultura identitária advindo de suas afinidades e em segundo plano mantendo os jovens em situações de vulnerabilidade longe das drogas e a violência urbana.

O presente trabalho visa fazer uma abordagem e intervenção por meio das artes cênicas (teatro, dança e música) em três bairros localizados distantes do centro do município de Cametá (Conjunto habitacional do Castanhal, Matinha e Nova Cametá) que estão inseridos no projeto de Extensão da Divisão de Arte e Cultura/DAC do Campus da UFPA/Cametá, por meio do projeto 1º CURTA CAMETÁ: teatro e vídeos-documentários de jovens de classes populares.

Pondera-se que o homem não é um ser completo e está sempre em busca de novos conhecimentos a partir de suas dúvidas e indagações a procura de sua totalidade. A escola, aparelho ideológico do estado, tem amparado por lei, o dever de ofertar educação de qualidade por meio dos seus princípios no qual referimos educação formal, por ser sistemática, seguir padrões, currículos, entre outros. Outra busca para suprir a necessidade de totalidade do individuo encontra-se no campo da educação informal e não-formal onde o mesmo busca sua completude em espaços fora do contexto escolar.

Quando nos referimos à identidade do individuo ou do grupo a qual pertence, a formação política segue em busca de melhorias sociais e sobretudo a um aprendizado que deve auxiliar um novo jeito de se viver em sociedade com seus direitos sendo respeitados. Com isso a utilização das artes cênicas é imprescindível como instrumento desse processo de aquisição de conhecimento fora do contexto escolar, principalmente nos locais com mazelas sociais e descaso por parte do poder público.

            A utilização do teatro para aprimoração à construção da relação social dos sujeitos se cabe ao provimento de técnicas de socialização, de trabalhos do corpo, à interpretação, comunicação com o eu e, por conseguinte a formação cidadã-humana dos sujeitos envolvidos. É como relaciona Koudela e Santana (2009) “na esfera do teatro os pressupostos epistemológicos de uma metodologia do ensino necessitam proporcionar o conhecimento da estrutura teórico-prática dos procedimentos que levam à aprendizagem”.

Infere-se que o Projeto é de grande valia ao processo de formação profissional dos atuantes, desenvolvendo o intuito extensionista-educativo da Divisão de Arte e Cultura, e importante aos sujeitos participantes do projeto enquanto formação pessoal.

OBJETIVO

            Geral

·         Desenvolver atividades de Artes Cênicas (teatro, dança e música) com jovens de classes populares afim de contribuir com a formação dos sujeitos, valorizando a sua cultura local.

Específico

·         Despertar nos jovens de classes populares o interesse pelas artes cênicas;

·         Possibilitar a construção de aspectos que incentivam atividades em grupo desenvolvendo habilidades de criatividade;

·         Capacitar os participantes a aderirem o uso da Arte Cênica em espaços distintos.

 

METODOLOGIA

As atividades do projeto acontecerão através de oficinas programadas, contrapondo horários de aulas escolares, nos bairros Conjunto habitacional do Castanhal, Matinha e Nova Cametá, relacionando o conhecimento teórico ao conhecimento prático.

Os processos metodológicos deste Projeto serão:

·         Desenvolver atividades integradoras.

·         Conversa informal com os participantes.

·         Momento de socialização através de dinâmicas e atividades lúdicas.

·         Formação teórica a partir de palestras.

·         Técnicas de teatro dança e música;

·         Criação de um mini espetáculo para futura apresentação.

 

RECURSOS

Recursos humanos, Papel A4, Canetas, pesquisas.

 

 

 

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Programação e planejamento das oficinas

X

 

 

 

 

 

 

 

Interação com os participantes.

X

 

 

 

 

 

 

 

Oficinas de teatro, dança e música

 

X

X

 

 

 

 

 

Socialização

 

 

X

 

 

 

 

 

Montagem de um mini espetáculo

 

 

 

X

 

 

 

 

Ensaios

 

 

 

 

X

X

 

 

Apresentação do espetáculo

 

 

 

 

 

 

X

 

Avaliação do Projeto

 

 

 

 

 

 

 

X

Entrega de relatório do projeto

 

 

 

 

 

 

 

X

 

BIBLIOGRAFIA

KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Cursos de arte: novos caminhos. Abordagens metodológicas do teatro na educação. IN: RIBEIRO, José Mauro Barbosa (org.). Trajetória e políticas para o ensino das artes no Brasil: anais da XV CONFAEB. Brasília: Ministério da Educação, 2009.  

 

 

 

 



[1] Expressão utilizada pela Divisão de Arte e Cultura no III Seminário de Extensão do Campus Universitário do Tocantins/Cametá em substituição a expressão ‘periferia’.